O Ministério da Saúde, a Secretaria Nacional de Juventude - SNJ e o UNFPA promovem hoje, em Brasília (DF), o seminário “O SUS e a Saúde Sexual e Reprodutiva de Adolescentes e Jovens”.

O encontro tem como objetivo discutir os avanços e desafios na promoção e atenção à saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens, a questão da fecundidade nesse grupo etário e outros temas.

Durante a abertura, Fernanda Lopes, Representante Auxiliar do UNFPA, destacou que a expectativa para o evento é que “as trocas que aconteçam sejam subsídios para avançar na garantia de que toda gravidez seja desejada, todos os partos sejam seguros e cada jovem alcance seu potencial”.

Elisa Guaraná, Coordenadora-Geral de Políticas Transversais da SNJ, apontou que “a mobilização, tanto da sociedade civil como do governo, é necessária para o avanço da agenda de juventude, e, em especial, para o avanço na garantia dos direitos sexuais e reprodutivos”.

Thereza de Lamare, Coordenadora-Geral de Saúde do Adolescente e Jovem do Ministério da Saúde, concluiu o momento de abertura falando sobre a necessidade do debate sobre a saúde sexual e reprodutiva da juventude para “garantirmos uma condição plena para o desenvolvimento das e dos jovens”.

O Seminário acontece no âmbito da iniciativa “Juventudes: mais direitos, mais saúde, mais conquistas”. Além dos debates, serão feitos os lançamentos de duas publicações: o SUS e a Saúde Sexual e Reprodutiva de Adolescentes e Jovens e a Revista Eletrônica de Juventude e Políticas Públicas.

Foto: Mesa de abertura composta por Elisa Guaraná, Fernanda Lopes e Thereza de Lamare. Crédito: UNFPA Brasil