Coalizão Negra Por Direitos
 
Coalizão Negra Por Direitos participa de audiência com relatora da ONU
 
O Movimento Negro e as organizações da sociedade civil brasileira se encontraram, nos dias 28 e 29 de janeiro de 2021, com a relatora especial sobre Formas Contemporâneas de Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância da ONU, Tendayi Achiume. A audiência denuncia as violações de direitos contra a população negra brasileira, em especial aquelas em maior situação de vulnerabilidade: comunidades quilombolas, a juventude negra e periférica, crianças e trabalhadoras e trabalhadores de serviços considerados essenciais durante a pandemia de Covid-19.
 

Organizações fazem campanha pela manutenção do  Auxílio Emergencial até o fim da pandemia
 
 Não temos tempo a perder! Precisamos enviar o nosso recado ao novo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. Queremos o auxílio emergencial de R$ 600 até o fim da pandemia. Quase 27 milhões de brasileiros seguem vivendo na linha de pobreza extrema no país, sem condições de garantir o sustento de suas famílias. Não podemos permitir esse absurdo! Essa é uma iniciativa da campanha Renda Básica Que Queremos, composta pela Coalizão Negra Por Direitos e outras 270 organizações, movimentos e instituições da sociedade civil.
 
Ausência de plano de vacinação e colapso no sistema de saúde foram incluidos no pedido de Impeachment feito pela Coalizão Negra
 
A articulação nacional com mais de 160 organizações de movimentos negros de todo o Brasil publicou um aditamento ao seu pedido de impeachment, incluindo, dentre os crimes de responsabilidade, a ação do Presidente da República, Jair Bolsonaro, para a ausência de um plano de vacinação, o colapso na saúde no estado do Amazonas e a ausência de ações contra a Covid-19. O pedido de impedimento foi protocolado em agosto de 2020, quando o país atingia a marca de 100 mil vidas perdidas pelo vírus. Hoje, com mais de 210 mil mortes, o país é responsável por 10% das mortes ocorridas em decorrência da doença no mundo.

Quantas vidas e famílias mais serão interrompidas até que a Câmara reconheça os crimes de responsabilidade de Bolsonaro?
 
Entidades denunciam à ONU violações contra parlamentares negras e trans
 

Carol Iara, Samara Sosthenes e Erika Hilton foram atacadas justamente na Semana da Visibilidade Trans, numa tentativa de ferir suas existências. É dever do Estado de São Paulo (Ministério Público/Justiça/ Justiça Eleitoral/Secretaria de Segurança) garantir a segurança dessas mulheres, com carro blindado, escolta, celeridade nas investigações e responsabilização de quem está ameaçando, para que elas possam exercer os seus mandatos com plenitude.
 
No Dia Nacional da Visibilidade Trans, a Coalizão Negra Por Direitos, o Instituto Marielle Franco, a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), a Justiça Global e o Terra de Direitos em parceria com os mandatos da vereadora Erika Hilton, do coletivo Bancada Feminista e do coletivo Quilombo Periférico,  denunciaram ao Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos as violações sofridas pelas parlamentares Ana Carolina Iara e Erika Hilton. Queremos que o Estado brasileiro se responsabilize e garanta medidas de proteção e segurança às vereadoras, para que possam exercer livremente seus mandatos.
 
 
Entidades publicam carta pública sobre crianças desaparecidas na baixada fluminense
 
No último dia 27/12, Lucas Matheus, de 8 anos, Alexandre da Silva, de 10, e Fernando Henrique, de 11, saíram para brincar no campo de futebol ao lado do condomínio onde moram, no Castelar, favela de Belford Roxo.

Eles não retornaram para casa às 14h, como era de costume. As famílias, então, iniciaram uma busca incessante e dolorosa por diversos bairros, hospitais, IMLs e delegacias, sem obter sucesso na descoberta do paradeiro dos meninos.

A investigação do caso está alocada na Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF), especificamente com o setor de Descoberta de Paradeiros, mas,  até hoje, as autoridades não conseguiram dar uma resposta efetiva sobre o caso, passado um mês de angústia, dor e sofrimento para as famílias de Lucas, Alexandre e Fernando que esperam uma resposta sobre o paradeiro de seus filhos.
 
Por um 2021 verdadeiramente antirracista!
 
No ano de 2020, o povo negro brasileiro gritou em alto e bom som: “Enquanto houver RACISMO, não haverá DEMOCRACIA!”. Será um ano lembrado pela luta e resistência do movimento negro, que ocupou o debate público como nunca antes. Em 2021, a luta contra o racismo e pelas vidas negras continua! Assista este vídeo gravado por 81 lideranças de movimentos negros de todo o país com uma forte mensagem ao povo brasileiro. Este é o MANIFESTO da COALIZÃO NEGRA POR DIREITOS.
 
 
Veja :
 
 
© Coalizão Negra Por Direitos, 2021. Todos os Direitos Reservados.
comunicacaocoalizao@gmail.com
Facebook
Twitter
Instagram