O Encontro

Estamos vivenciando no mundo a pior crise sanitária já enfrentada após a gripe espanhola. No Brasil a situação se torna insustentável para a população com ênfase para a população negra e para piorar a população LGBTTQI+ , assim como as mulheres tem sofrido com o crescimento da violência doméstica e LGBTTQI+FOBIAS, aliado ao desemprego, a falta de políticas públicas no campo econômico, como renda básica ou auxilio emergencial, assim, como o descaso do governo com a saúde pública ao negligenciar a compra de insumos e vacinas para imunizar a população brasileira, vemos nossas famílias , amizades e comunidade cada vez mais empobrecida, sem esperança, sendo forçada a sair de suas residencias por falta de pagamento, aumentando assim, a população de rua.

Para Nós da REDE SAPATÀ também não está sendo fácil, estamos todas na mesma barca? Não, somos de barcas diferentes, mas temos o mesmo axé do ativismo que poe em prática aquilo que vivenciamos em nossos Ylês, mas existem momentos como este de pandemia e de governo GENOCÍDA, que não conseguimos dar conta de tanta conta e ainda prestar contas; tem momentos que não dá e remamos na maré que achamos que dá e as vezes não nos damos conta que remamos para uma ilha deserta em busca do silêncio, da paz, pois não aguentamos tantos murmurios, tantos ais, achamos que não daremos conta, mas depois nos damos conta que sozinhas não podemos remar contra a maré que é preciso juntar mais gente na barca e retornamos e este é o principio básico de nossa rede, Eu sou porque nós somos-UBUNTU!

Não é atoa que o nome de nossa rede é SAPATÁ que é a denominação fon do Vodum do panteão da terra. É o grande Ayi-vodun dos Ewe-fon, por isso intitulado Ayinon (o dono da terra). Considerado filho mais velho de Mawu ele é enfim, o Rei do Mundo, originariamente vodun senhor da varíola e, por extensão, de inúmeras enfermidades contagiosas que deformam o corpo. Todo o povo fon o teme enormemente e o cultua fervorosamente e possui uma grande quantidade de representações, cada uma sendo um aspecto de doenças e infecções. Toda Vez que dizemos que somos a REDE SAPATÀ, estamos agindo com a energia do Senhor da Terra, nossas palavras e ações devem ser cura, cura para nós, cura para a comunidade. Não nos é permitido nos ofender , nos é permitido a dialética até o consenso. Por isto e por toda a magia da energia matrilinear que nos foi concedida pelas divindades femininas do Ayê temos a obrigação de remarmos juntas na barca da vida e como diz um ditado Iorubá: Àwà ní ìbí tí àwà lònì, nítòrípè à dúrò léjìkà, awò n’ tí wòn wa síwàjú wà. ( Estamos aonde estamos hoje porque estamos sobre os ombros daqueles que vieram antes de nós).

Após quatro anos de encontros e desencontros , não podemos mais esperar para nos reunirmos , mesmo que seja virtualmente, assim, nos dias 12 e 13 de março de 2020, acontecerá o III Encontro Nacional interno da Rede Sapatà, e tem como objetivos, o religare da confiabilidade das irmãs ativistas da rede para exercitar o UBUNTU na sua forma prática e não apenas palavras ao vento, é tempo de se aquilombar e para isto e preciso que consigamos fazer nosso ebó interno, com maturidade, leveza e amorosidade , para que os trabalhos sejam abertos, teremos a presença da Mãe Lúcia de Oyá, Yalorixá do Ilê Axé Oyá Togun (PE). Também, iremos construir nossas estratégias de ações para o bienio 21-22 , bem como o planejamento do SEMINÁRIO NACIONAL LBTS NEGRAS E SOBRE(VIVÊNCIAS).


Das Participações

Poderão participar do III Seminário Nacional da REDE SAPATÀ, as já integrantes da Rede que preencherem a ficha de inscrição e participarem de 80% do encontro. O Encontro se dará por meio virtual pela plataforma zoom e será fechado. Participarão apenas as que preencheram a ficha de inscrição. Cabe salientar que a ficha de inscrição também servirá para termos uma descrição onde e como nossas irmãs estão atuando e servirá de base para renovar os cadastros da rede, nos permitindo poder atuar em busca de auxílios e outras possibilidades.


PROGRAMAÇÃO

12/03 –

18h30 - Abertura

Mistica Mãe Lúcia de Oyá e conversações

19:30 – Histórico Rede Sapatà e conjuntura atual

Leila Negalaize

20h – Roda de Conversa sobre rede sapatà e conjuntura

( espaço para se fazer a limpeza e buscar o religare)

22:00 Intervalo

22h20 – Avaliação ficha novas integrantes

22h 50 – Fechamento com Mãe Lucia de Oyá

23h – Momento Cultural ( aberto para propostas)

00h – Encerramento


13/03 – TOCANDO A BARCA


14h30 – Mística

Apresentação das novas integrantes

15h - TROCA DE SABERES

Coalizões nacionais- Internacionais - Saúde da População Negra - Conjuntura Nacional e Cultura – Articulações DH e Mov. LBT - Juventude -Política e Articulações Institucionais – Luta por Moradia e do campo -Transexualidades – Terceira Idade -

16h30 – Intervalo

15h - Planejamento Estratégico e ações 2021-22 Rede Sapatá

17h – Intervalo

17h- 15 -Organização , carta de princípios

Intervalo

20h30 – Momento Cultural

21h – Encerramento


Ficha de Inscrição: https://forms.gle/9eu8WyQryYbj6jRf8