A primeira edição do Seminário Nacional sobre as Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (Pics) no Sistema Único de Saúde (SUS) será realizada entre os dias 29 e 30 de setembro, às 15h no primeiro dia e às 16h no segundo dia. O evento é uma iniciativa do Conselho Nacional de Saúde (CNS) com transmissão no Youtube e Facebook, aberto a todas as pessoas interessadas, sem a necessidade de inscrição prévia.

Durante os dois dias de seminário, serão tratados temas como a Legislação Práticas Integrativas e Complementares de Saúde/Pics no SUS (Atenção Básica) e apresentação dos estados que implantaram as Pics. O objetivo do evento é sensibilizar os diversos sujeitos sociais sobre a importância das Práticas Integrativas e Complementares de Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente devido ao contexto da pandemia causada pela Covid-19.

A abertura do evento será feita pelo presidente do CNS, Fernando Pigatto. A representante da Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (Opas/OMS), Socorro Gross também deve participar do painel de abertura, que terá mediação feita pela conselheira Zaíra Maria Tronco Salerno. No primeiro dia de atividades, quatro painéis estão previstos na programação. O segundo e último dia de programação também terá a realização de quatro painéis virtuais.