1º DE DEZEMBRO - DIA INTERNACIONAL DE LUTA CONTRA AIDS

A AIDS ainda  Mata!

É preciso se proteger, mesmo com o avanço de medicamentos... 

segundo reportagem da revista Galileu (https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2021/11/como-funciona-o-novo-tratamento-contra-o-hiv-aprovado-pela-anvisa.html)

"Chamada Dovato, a medicação é de uso diário e pode ser tomada em jejum, representando um regime completo para o tratamento da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana tipo 1 (HIV-1). Ela é destinada a adultos e adolescentes acima de 12 anos de idade, com peso mínimo de 40 kg e sem histórico de resistência ao Dolutegravir ou à Lamivudina.

A Lamivudina é uma molécula que, ao interferir na conversão do RNA viral em DNA, evita a multiplicação do patógeno. Já o Dolutegravir impede a integração do DNA viral ao material genético das células humanas. Ele está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2016 e é utilizado por mais de 400 mil pacientes — cerca de metade das pessoas em tratamento contra o HIV na rede pública.

“A aprovação representa um avanço no tratamento das pessoas portadoras do vírus que causa a aids, já que reúne em uma dose diária dois antirretrovirais que não estavam disponíveis em um só comprimido”, declara a Anvisa em comunicado. “A possibilidade de doses únicas simplifica o tratamento e a adesão dos pacientes.”"

Continua

 

Postar um comentário

0 Comentários