Encontro com as Yabas - vivência de saúde integral




"É chegada a hora de sair do leito de seu casulo
Leveza delicada soprada no vento
Desenha no espaço a dança da liberdade..."
(Sabrina Faria)


O Encontro com as Yabas é uma vivência de saúde integral organizada por mulheres negras para mulheres negras, com base na psicologia, fisioterapia e nas culturas de matrizes africanas. Tem como objetivo propiciar uma experiência de ativação dos mecanismos de autoconhecimento e autocuidado ensinados pelas ancestrais.

A partir de vivências corporais fundamentadas na mitologia africana, propomos um momento de encontro com as origens e fortalecimento de perspectivas presentes e futuras. De acordo com o símbolo adinkra Sankofa, que significa "volte e pegue" e/ou "não é errado voltar atrás pelo o que esqueceste" somos convidadas a um resgate ao passado e às origens para entendermos quem somos e de onde viemos. Entende-se que o conhecimento de nossas histórias e nossas raízes é de fundamental importância para a construção da nossa identidade, autoestima e autoconfiança.

As tradições afro-brasileiras possuem uma forte conexão com o corpo em suas manifestações culturais, religiosas e artísticas, o que é uma característica e herança ancestral muito importante. O corpo é entendido como um todo integral em sua interação com a natureza e a coletividade e não um corpo fragmentado e dicotômico (corpo versus mente).

Nesta tônica, o Encontro com as Yabas é um processo feminino, matrilinear e afrocentrado de (RE)-conexão de mulheres negras com seu próprio poder, a partir de referências e arquétipos das culturas de matriz africana. Seu desenvolvimento se dá a partir da organização de um conjunto de vivências elaboradas especialmente para cada encontro e envolve respiração, danças, nutrição, cantos e ritos.

É uma experiência de ativação da sensibilidade e da percepção que permite entrar em contato com sua própria intimidade e ancestralidade, possibilitando, assim, o fortalecimento e a ampliação da autoestima, da confiança e do equilíbrio.

Cada encontro é diferente e único. Neste primeiro encontro de 2015 as referências arquetípicas que nos inspirarão serão Nanã e Oiá.

Esta proposta nasce do desejo de criarmos espaços mais saudáveis, onde as mulheres negras sejam acolhidas, compreendias e possam se desenvolver sem julgamentos, punições, culpas ou medos, tornando-se cada vez mais conscientes de si mesmas, vivenciando o amor, o respeito e a dignidade de ser quem realmente são.

Cada encontro é uma possibilidade singular e coletiva de reivindicação de igualdade e liberdade, criado para restaurar nas mulheres negras a capacidade de se mover, criar, recriar, mudar e viver integralmente, com mais intensidade, sensibilidade, autonomia e intuição.

Permita-se surpreender com sua própria força neste processo de autocuidado, cura e nutrição, que visa colaborar para que as mulheres negras consigam integrar as qualidades de liberdade, movimento, instintividade e racionalidade para seu próprio prazer e poder.


Agenda:
07 e 08 de Fevereiro de 2015 - (Sábado e Domingo)
Horário: 08h30 às 13h.

Local: Nossa Casa - SHIN 711 - Bloco: K - Casa: 30 - Asa Norte - Brasília/DF.


Investimento: R$ 100,00 - Formas de pagamento: depósito bancário, dinheiro e cartão de débito ou crédito com possibilidade de parcelamento.

Responsáveis:

Sabrina Faria - Fisioterapeuta, especialista em gênero e sexualidade pela UERJ e formada em dança pela Escola e Faculdade Angel Vianna no Rio de Janeiro.

Larissa Borges - Psicóloga, moderadora de processos grupais, mestre em Psicologia Social pela UFMG.

Informações:

E-mail: nossacasa711k@gmail.com

Telefones:
Nossa Casa: (61) 3554-7304
Larissa Borges: (61) 9278-0028
Sabrina Faria: (61)9243-5507


Postar um comentário

0 Comentários