Relatório da Roda de conversa sobre política Nacional de Saúde LGBT

No dia 10 de maio de 2014, em uma sala do Teatro Solar Boa Vista em Brotas, foi realizada uma roda de diálogo com militantes do movimento lésbico e mulheres bissexuais. A mesma foi coordenada pelo Movimento de Lésbicas e Mulheres Bissexuais da Bahia. 
Estiverm presentes militantes do GCP/Núcleo de lésbicas e Mulheres Bissexuais, do Coletivo Lesbibahia, da Rede de Mulheres Negras e Ativistas Independentes e Rede SAPATÁ.
Pautas: a) Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas e Mulheres Bissexuais; SENALE/2014 e ABGLT
Sandra Muñoz inciou a abertura dos trabalhos relatando um panorama nacional e estadual tanto da pollitica como das representações hoje do segmento LGBT nos espaços em que a pauta de saúde LGBT é foco . Em seguida tivemos relatos de conselheiras de saúde municipais que nesta oportunidade compartilharam suas experiências nestes espaços de controle social. E por último, a ativista e servidora pública estadual Margarida França se manifestou relatando informações de grande relevância para a pauta.
Depois de um debate qualificado se tirou os seguinte encaminhamentos:
Agenda: PlanoNacional de Saúde Integral de Lésbicas e Mulheres Bissexuais:
Fortalecer a atuação das lésbicas e mulheres bissexuais dentro do fórum baiano Lgbt
Criar um espaço direto de diálogo com as representantes da política lgbt que estão no Conselho Nacional de Saúde , no Comitê Técnico Nacional de Saúde Integral LGBT e na Coordenação Geral de Promoção dos Direitos de LGBT.
Vamos nos organizar para está mais presentes nas reuniões do Fórum Baiano LGBT (as entidades filadas claro,e nos organizar para está no proximo Colegiado escolhendo 2 lésbicas, ou 1 lésbica e uma Bi para fazer parte desse Colegiado e nos representar.
Depois de um lanchinho e de outras koisitas + retornamos a pauta abrindo com um panorama dos Senales e focando no de 2014. Sandra Muñoz como articuladora da Bahia junto a COE local (Comissão Organizadora Estadual)e da CON (Comissão Organizadora Nacional), relatou os processos logísticos e depois desta fala abriu-se para um debate onde foram tirados os seguintes encaminhamentos:
`
Agenda SENALE/2014 `
Acumular e Trocar experiências na pauta de saúde tendo como prioridade para avançarmos de forma concreta ;

Construir uma agenda política com todas as lésbicas e mulheres bissexuais do movimento da Bahia que estiverem no senale;

Tentar participar das discussões e oficinas que envolvam saúde, educação,trabalho, segurança e direitos humanos .

Considerando o avançar da hora a pauta ABGLT/2014 entrou como informe e por esta razão não foi possível aprofundar nos debates e na construção de uma agenda local.
Nesta oportunidade constatou-se que duas militantes participantes desta roda pretendem participar do Congresso da ABGLT. Com o apoio de todas foi deliberado a necessidade de fortalecer a participação das lésbicas e mulheres bissexuais baianas neste espaço e unidas a essas militantes construir uma maior aproximação para avançar e transformar numa perspectiva mais ampliada.
Como tico e teco estavam em conflitos , pelo avançar da hora se comunicavam e tod@s presente se levantaram para participar de outra jornada em outros municípios, nos bairros e no dia a dia.

--
Sandra Muñoz -
8718-8299(Oi) / 92336310 (TIM) /
8378-2786(Claro)
Ativista - Feminista 
Movimento de Lésbicas e Mulheres Bissexuais da Bahia
Filiada ao Fórum Baiano LGBT
Filiada a Rede Nacional Sapatá